Garça e Cobra e o que elas representam para o Hung Fa Yi Wing Chun
Por Eric Heitmuller
Em varios sistemas de kung fu como Hung Gar, Wing Chun e Tai-Chi existe a menção a um duelo entre uma garça e uma cobra como sendo influencia para a fundação desses estilos. Alguns dizem que os golpes rapidos e determinados da cobra permitiram esta devorar a garça, e outros dizem que a natureza calma e movimentos de esquiva da graça permitiram a essa prevalecer. O que essa estória tem a ver com nós como pessoas do Wing Chun?
[addAdSense]
Mito 1: Isso significa que o Wing Chun vem do boxe da Garça!
Primeiro, entenda que existem muitas variações dentro do boxe da garça, o mais antigo discutido sendo Lama Pai, o sistema tibetano de boxe da garça. Infelizmente, Lama Pai nunca se encontrou com o Wing Chun, e é significantemente diferente pra torna-los imcomparaveis.
Próximos na linha do tempo estão os dois sistemas de boxe da garça branca da provincia de Fukien. Muitos discutem que como ele é traçado até os anos 1700, ele é pai de muitos estilos do sul, especialmente wing chun. Isso é descartado pela própria historia do Wing Chun – Que Tan Sau Ng, o fundados do King Fa Wui Gwoon (Tropa do barco da opera vermelha) foi um membro ativo no Wing Chun pelo anos 1700, mesmo tempo que o boxe da garça branca de Fukien nasceu.
Razões que parecem plausíveis:
- 1) Garça branca usa base de cavalo alta como Wing Chun.
- 2) Yong Chun (Mandarim para Wing Chun) foi uma cidade famosa pela sua ‘garça branca’.
- 3) Alguns movimentos na forma da garça branca lembram algumas partes das formas de Wing Chun.
Essa teoria não permanecem pelas seguintes razões:
- 1) O estilo do dragão foi inventado centenas de anos antes e ele usa bases altas também. A maioria dos estilos do Sul usam base de cavalo alta, e muitos não tem nada a ver com o sistema da Garça Branca.
- 2) Na cidade de Yonh Chun havia 4 linhagens famosas de garça branca, entretanto essa cidade nao criou o estilo que conhecemos hoje como “wing chun”.É uma mera coincidencia de nome.
- 3) Esta é outra vez julgando apenas pelo o que vemos – Pedaços de muitas artes marciais chinesas do sul parecem similares, nós só temos três articulações em cada braço, eventualmente movimentos parecem similares. Pedaços de Weng Chun, Bak Mei e Lung Ying todos lembram Wing Chun, mas são todos beeem diferentes disso.
Mito 2: Então, ele vem do boxe da Serpente com certeza!
Novamente, como com o boxe da Garça, existem muitos estilos baseados na serpente, shaolin, omei e estilos de vilas locais, todos existiram durante anos na China. Apesar de a historia da serpente em sua maior parte ter sido perdida, existem lendas sobre o estilo da serpente, que remontam desde os primordios do kung fu, especialmente ligadas ao boxe de Shaolin. Ataques rapidos, pressão, manipulação de pontos, deflexões habeis e pontes sufocantes são todos assinaturas diferentes do estilo da serpente.
Então porque as pessoas pensam que isso está ligado ao Wing Chun?
- 1) Biu Jee, terceira forma do Wing Chun usa ataques com dedos a pontos vitais – assim como a cobra!
- 2) O corpo da serpente usa energia interna, os movimentos são como se não houvesse esforço nenhum – assim como no Wing Chun!
Novamente essas teorias são inconsistentes pelos seguintes motivos:
- 1) Muitos estilos usam ataques com dedos, o uso dos dedos é uma das 6 funções do braço, e isso não é nada especial. Como o dedo é uma arma com estrutura fraca ele só pode ser usado de forma segura contra pontos macios, como os olhos e a garganta – isso é algo obvio, não necessariamente uma ligação ao estilo da Cobra.
- 2) Energia interna relaxada é algo comum a todo Kung Fu, especificamente a cobra existe a retração e expansão da espinha dorsal – isso não é usado no Wing Chun. Nós temos uma espinha dorsal vertical e reta que é a base da nossa teoria da linha central.
Então o que a cobra e a garça representam ao Wing Chun?
Em vários sistemas de Kung Fu, mesmo que não sejam derivados do boxe da garça e da cobra, eles possuem a atitude tanto da garça quanto da cobra. Isso é visto no Hung Gar, Choy Gar, e quase todos os outros estilos do sul – incluindo Wing Chun.
A Atitude da Garça: Deflexão, movimento semelhantes a asas. No Hung Fa Yi Wing Chun, isso é mais facilmente visto na camada de treinamento de Cheurn Kiu Saam Jin (3 expressões da ponte longa). A ferramenta de Ngoi Gwa Sau demonstra facilmente a ideia de uma garça branca batendo suas asas – movimentos longos de deflexão para controlar o oponente. A estrutura, trabalho de perna e alavanca são todos bem diferentes de qualquer estilo da garça, mas a atitude é a mesma.
A Atitude da Cobra: Movimentos penetrantes, deslizando através da guarda, atacando e recuando. Um exemplo no HFY Wing Chun seria (de uma forma irônica) o bong sau da garça = Hok Bong. Usado para conectar pontes com uma peça central, essa ferramenta pode também deslizar através da guarda do oponente e furar a linha central como um ataque com os dedos. Isso não necessita qualquer tipo de contorção do corpo ou ajuste como no boxe da cobra, mas permanece a mesma atitude no executamento.
As alegorias da cobra e da garça fazem parte do Wing Chun por um bom motivo, natureza deflexiva e perfuradora são marcas registradas do nosso estilo – independente da linhagem. Nós não usamos força contra força e nunca desistimos da pressão pra frente – procurando uma forma de avançar. Isso é parte do que torna o Wing Chun um estilo de Kung Fu único.
Obrigado por compreender um pouco do que a cobra e a garça representam para o HFY Wing Chun, façam qualquer pergunta ou acrescentem qualquer comentário ao fórum de discussão HFY108.
Eric Heitmuller
Post Original
http://hfy108.com/forums/showthread.php?p=20277#post20277
Texto retirado da comunidade Hung Fa Yi do Orkut (traduzido por Marcos)
http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=911831&tid=5575798763546742014