A mestra Nobuko Shimizu (Kochi, Shikoku, 1942) é a segunda filha, de 5 irmãos. Seu pai era um famoso judoca e desde a sua juventude foi instruída no Judô, alcançando o 4º Dan. Viveu uma infância difícil devido a catástrofes provocadas pela guerra. É descendente de um samurai de alta patente, Joshi Hatamoto.
Ela estudou educação musical e Musicologia na Universidade de Ueno (Tóquio), especializando-se em piano, cantora meio-soprano e koto japonês. Ela dedicou sua vida profissional para o ensino da música, primeiro em uma escola secundária e mais tarde a Universidade de Ueno. Lá ela também estudou o Kyudo (arco e flecha), atingindo o 4º Dan.
Em 1973 iniciou seus estudos na mais antiga escola de etiqueta e protocolo japonês: Ogasawara Ryu Reiho, como aluna direto do 32º representante da linhagem da escola, sensei Ogasawara Tadamune. Esta escola inclui várias disciplinas, tais como: reiho (etiqueta), chado (cerimônia do chá), shodo (caligrafia), ikebana (arranjos florais), a escrita e a recitação de poemas.
Em 1984 começou a treinar Jikishinkage ryu Naguinata-do, sob supervisão direta do 17º representante da linhagem Toya, Akiko sensei. Das mãos de Toya sensei recebeu a nota máxima na escola, Tora No Maki 8º Dan Hanshi. Em 1994, já perto da aposentadoria, decidiu inicia um novo caminho na escola Musô Jikiden Gensai ryu iaijutsu (Yamauchi-ha Komei Jyûku), sob a direção de Sekiguchi Komei. Nesta escola conseguira avançar rapidamente graças ao seu vasto conhecimento do bujutsu e o domínio da cultura japonesa tradicional, ostentando na atualidade o cargo de monjin seishu kenshi e 8º Dan.
Entre 1999 e 2000, sensei Shimizu fundou a escola Ryoen ryu Naguinata-do, que tem como objetivo reunir todos os ensinamentos que ela recebeu durante toda sua vida. Em 2015, Ryoen ryu Naguinata-do foi reconhecido pelo governo japonês como bem cultural. Atualmente, sensei Shimizu ensina no Japão e viaja ao redor do mundo, difundindo a sua escola Ryoen ryu.