Praticantes das artes marciais podem contar com um diferencial em seus treinos a partir deste mês de junho. Após 45 dias de especialização na Coreia do Sul, o mestre Douglas Rosendo volta à cidade para ensinar a seus alunos todas as técnicas aprendidas diretamente de lutadores que são referências mundiais. “Saí do Brasil pela terceira vez com destino a Coreia do Sul, um país fantástico em todos os aspectos: cultura, educação, política, alimentação e, é claro, meu maior incentivador diferencial, as artes marciais”, conta mestre Douglas.
Como incentivo para a viagem, o mestre destaca que é importante buscar especialização no país de tradição do esporte para trazer diferencial para seus alunos. “Pude aprimorar minhas técnicas no taekwondo, treinando em uma universidade de alto rendimento e em academias tradicionais, onde aprendi mais sobre o taekwondo tradicional, que é bem diferente do olímpico”, explica Douglas Rosendo. Em seu roteiro, ele destaca o taekwondowon, em Muju, que conta com museu, área interativa, jogos virtuais e em 3D de taekwondo, entre outras atrações. “Também treinei em Kukkiwon – Quartel General do Taekwondo Mundial, onde também participei de uma reunião internacional que tratou assuntos relativos ao Mundial de 2019 em Seul”, completa.
Com turmas de hapkido em Itabirito, Douglas conta que teve a honra de, pela segunda vez, treinar com grão mestre Lee Chang Soo, responsável pelo hapkido em mais de 100 países. “Pude aperfeiçoar técnicas militares em diversos setores, como: condução, imobilização, algemação, tonfa, entre outras técnicas. Aprendi mais sobre o trabalho do hapkido para cadeirantes, para poder, junto com a Federação Mineira de Hapkido Interestilos, desenvolver o Projeto Hapkido Sobre Rodas”, conta o mestre. “Além das técnicas, ganhei uma família coreana. Grão mestre Lee, juntamente com seus alunos e discípulos, me acolheram e cuidaram de mim durante minha especialização tão longe de casa”, destaca.
lém das modalidades já tradicionais em Itabirito, Douglas Rosendo volta com novidades. “Mestre Sang, 7º Dan em Haedoing Gumdo, me treinou muito com a Espada Coreana. Sempre gostei de espada, mas ainda não tinha tido a oportunidade de aprender. Mestre Sang está querendo visitar o Brasil em breve e, com certeza, os praticantes da Sport Defense terão um momento de aprendizado com ele também”, afirma.
Por fim, a especialização em artes marciais também incluiu técnicas com o sam dang bong, arma de 3 pontas (nunchaku de 3 pontas), que Douglas Rosendo conta ter tido interesse pela modalidade há cerca de 1 ano. “E ainda tive o imensurável prazer de assistir a um treino de taekyon, arte antecessora ao taekwondo. Foi incrível!”, finaliza o mestre.
Informações sobre a Academia Sport Defense,
acesse www.academiasportdefense.com.br.
Materia completa
http://minutomais.com/itabirito/da-coreia-para-itabirito-esportistas-aprendem-tecnicas-vindas-do-berco-das-artes-marciais.html