Grão mestre Lam Cho faleceu do dia 29 de Março/2012 no Hong Kong Baptist Hospital. Este post é a nossa pequena homenagem. O texto foi retirado do site www.hungkuen.net
Grão-mestre (Sigung) Lam Cho é a lenda viva do Hung Gar. O último dos grandes mestres de sua geração, Lam Cho Sigung dedicou sua vida inteira à pesquisa e ao avanço do Hung Gar.
Lam Cho Sigung, também conhecido como Lam Jo ou Lam Kwoon Kau nasceu em 1910 em Ping Chow, uma pequena vila no distrito de Namhoi, província de Kwangtung. Seus pais faleceram quando ele ainda era um menino. Foi adotado e criado pelo famoso Mestre Hung Gar Lam Sai Wing, que era o melhor aluno do lendário herói popular Wong Fei Hung. Lam Sai Wing não poderia ter filhos então criou Lam Cho como seu próprio, deu-lhe seu nome de família e transmitiu seu conhecimento de Hung Gar. Após a queda da dinastia Chin’g e nos primeiros dias da República, Lam Sai Wing foi convidado para viver e ensinar em Hong Kong. Grão-mestre Lam Cho seguiu o seu tio para Hong Kong e fez a ex-colônia britânica sua casa permanente. Logo após se mudar para Hong Kong, Lam Sai Wing fundou a Southern Martial Physical Culture Association (Nam Mou Taiyuk Wui), onde Grão-Mestre Lam Cho ajudou seu tio ensinando kung-fu e, posteriormente, assumindo a escola.
[addAdSense]Ele tinha apenas 6 anos de idade quando começou a treinar o Hung Gar. Extremamente talentoso, o jovem Lam Cho não era apenas um atleta, mas também muito inteligente e trabalhador. Seu talento natural combinado com a sua atitude consciente com relação ao seu treinamento permitiu-lhe rapidamente aprender e compreender os pontos mais delicados da arte. Sob o olhar atento de seu famoso tio, o jovem Lam Cho praticou diligentemente tudo o que foi mostrado e continuou a praticar dia após dia até que ele aperfeiçoa-se cada movimento, dominando tudo o que Lam Sai Wing lhe ensinou.
Lam Sai Wing ensinou a seu sobrinho tudo o que ele sabia, incluindo a tradicional arte da medicina chinesa, juntamente com o conhecimento de muitas ervas e fórmulas secretas que só foram transmitida para o próximo sucessor da arte. Usando seus conhecimento medicinais e os anos de experiência, Lam Cho Sigung ajudou a restabelecer a saúde de milhares de pessoas.
Em sua adolescência, Lam Cho Sigung já havia se tornado uma figura bem conhecida e respeitada dentro da comunidade das artes marciais em todo o sul da China e Hong Kong. Ele tinha apenas 16 anos de idade quando começou a ensinar Hung Gar. Ele era admirado por todos e já era chamado de “sifu” mesmo na tenra idade de dezesseis anos. Inicialmente, ele ajudou o ensino na escola de seu tio. Mais tarde, ele montou sua própria escola de kung fu e uma clínica em Hong Kong. Grão-Mestre Lam Cho não só ensinou kungfu na primeira escola de Lam Sai Wing como em 1933 assumiu o ensino da filial nº 2, que antes era dirigida por seu “Si dai” (irmão mais novo) Dang Hinchoi. Depois de assumir a filial, Lam Cho Sigung mudou o nome da escola para “Lam Cho Gwok Sutt Say” (Escola/Sociedade Lam Cho de arte marcial chinesa). Grão-Mestre Lam Cho era um excelente professor e ensinou sua arte abertamente a todos aqueles dispostos a aprender. Ele era extremamente zeloso em seus ensinamentos e sempre garantiu que seus alunos compreendessem completamente até mesmo os aspectos mais difíceis da arte. Vários estudantes de todo o sul da China viajaram para aprender Hung Gar com Lam Cho. Seguindo os passos de seu mestre, muitos dos seus estudantes abriram suas proprias escolas de Kung Fu mundo a fora.
Lam Cho foi um dos mais célebres mestres Kung Fu de seu tempo. Ele sempre demonstrou suas habilidades e poder de sua arte ao público e foi convidado para todos os eventos importantes. Em um desses eventos durante a década de 1930 para o exército britânico, Lam Cho Sigung foi convidado a demostrar seu kung fu na frente de centenas de espectadores estrangeiros e chineses. O público ficou impressionado com o seu desempenho poderoso. As fotos e artigos sobre essa demonstração surpreendente foi publicada em um jornal de Londres, bem como jornais locais em Hong Kong. A arte do Hung Gar haviam se tornado internacionalmente famosa.
Em 8 de dezembro de 1941, durante a Segunda Guerra Mundial, Hong Kong acordou em guerra. O exército japonês invadiu a cidade e uma grande escuridão tinha caído em cima o povo. Este foi o início de quase quatro anos de dificuldades e privações. Grão-Mestre fez tudo que podia para ajudar a aliviar a dor e o sofrimento do povo. As pessoas olhavam para ele e reconheceram-no como uma figura de destaque dentro da comunidade. O tratamento cruel pelos militares japoneses logo resultou em forte manifestação nas ruas de Hong Kong. Lam Cho Sigung veio a frente como um líder para tentar manter a paz e segurança. Os japoneses bem ciente da posição de Grão-Mestre Lam e sua influência sobre o público queriam ele a seu lado. Eles pressionaram Sigung para trabalhar para os japoneses e ofereceu-lhe muitos privilégios. Lam Cho, no entanto, recusou tudo o que foi oferecido pelos japoneses, o que resultou com sua escola sendo queimada. Ele era agora um homem procurado e não tinha escolha a não ser fugir para a China. Acabou retornando a sua aldeia natal, Ping Chow. Lá, ele ensinou, Hung Gar Kung Fu em segredo até o fim da guerra. Sigung retornou a Hong Kong uma vez que a invasão japonesa acabou. Seus atos e esforços para ajudar aqueles em necessidade, durante os tempos duros de ocupação japonesa ainda são lembrados até hoje.
De volta a Hong Kong, Lam Cho reabriu sua escola e a clínica. Ele também se tornou o presidente da Physical Culture Association, consultor de artes marciais para a Paper and Boxes Association Union e a Dit Da herbalist of the Restaurant Workers Union. Sigung retornou a ensinar sua arte abertamente ao público e continuou a tratar pacientes. Tratava dos ricos, pouco cobrando e dos pobres cobrando absolutamente nada.
Grão-mestre Lam Cho é o tesouro vivo de Hung Gar, um verdadeiro gênio kung fu que dedicou sua vida inteira à arte e tem ensinado mais de três quartos de século. Um homem de princípios e de fortes valores morais, Sigung possuem mais conhecimento e experiência na arte de Hung Gar que qualquer um de nós poderia sonhar. Grão-Mestre tem contribuído muito para a arte do Hung Gar. Graças a sua genialidade e quase um século de experiência em mão, o estilo foi enriquecido e desenvolvido de diversas maneiras. Usando seu vasto conhecimento e vasta experiência em kung fu, Sigung acrescentou inúmeras armas diferentes e sequências de armas em duplas para o estilo. Além disso, ele criou a famosa sequência Toi Tcha Tigre e Garça (Fu Hok Seung Ying Deui Chaak). Mais ainda, Lam Cho Sigung também enriqueceu o Hung Gar com os princípios e técnicas dos estilos do norte. Ele combinou o poder e estabilidade com velocidade e mobilidade.
Hoje em dia, em seus mais de 90 anos, Lam Cho Sigung ainda é vigoroso e cheio de vida. Mesmo com a idade avançada, ele ainda pratica kung fu cada manhã, atende em sua clínica, e ocasionalmente, ensina Hung Gar para algum tipo de treinamento os alunos de sua escola em Mong Kok. Grão-Mestre Cho Lam é um dos mais veneráveis mestres que Hong Kong já viu em sua história relativamente curta. Um homem excepcional, Sigung teve uma vida incrível e realizou muito. Apesar de tudo o que ele alcançou e realizado na vida, Sigung é extremamente humilde e muito pé no chão. Todos os anos praticantes de Hung Gar de todos os cantos do mundo viajam para Hong Kong para prestar homenagens ao grande mestre Lam Cho e treinar.
Lam Cho Sigung já não assume alunos e aposentou-se de ensinar a mais de 20 anos. Ele passou o seu grande legado para seus filhos Lam Chun Fai e Lam Chun Sing. Como o pai, Lam Chun Fai e Lam Chun Sing são mestres excepcionais dotados de grande talento, que representam décadas de experiência na arte da família. Por uma questão de fato todos os filhos de grandes mestres têm sido treinados na arte da família desde a infância. O filho mais velho, Mestre Lam Chun Fai dirige sua própria escola de kung fu e uma clínica de medicina chinesa, localizado em North Point/Hong Kong. Mestre Lam Chun Sing, filho mais novo de Sigung, é responsável pela lendária escola de seu pai em Mong Kok, onde ele ensina kung fu.
Texto original: http://hungkuen.net/masters-lamcho.htm