Um acordo assinado entre as Federações Mundial e Internacional de Taekwondo permitirá aos atletas da Coreia do Norte competir nos Jogos Olímpicos nesse tipo de esporte, relata a Itar-Tass, referindo-se ao chefe da Federação Mundial de Taekwondo, Choue Chung-won.
As negociações e a posterior assinatura do acordo aconteceram em Nanquim, na China, onde se realizam os Jogos Olímpicos da Juventude. Os acordos alcançados foram confirmados pelo presidente do Comitê Olímpico Internacional, Thomas Bach, informa a agência de notícias Yonhap. Thomas Bach caracterizou o referido acordo como “um passo histórico para o taekwondo”.
A sede da Federação Internacional de Taekwondo se encontra na Coreia do Norte, e a da Federação Mundial de Taekwondo – na capital da Coreia do Sul, Seul. No entanto, a última é a única organização internacional desse esporte reconhecida pelo COI. Assim, somente os atletas de países, que fazem parte da organização, podem participar dos Jogos Olímpicos. Após a assinatura do acordo, os atletas norte-coreanos receberam o referido direito.
As conversações sobre essa questão têm sido realizadas entre as duas Federações desde setembro de 2013.
Fonte: http://portuguese.ruvr.ru/