Mestre Sum Nung nasceu no Peru, América do Sul em 1926. Ele voltou à China para visitar a família quando ele tinha 5 anos. Durante sua visita, o Japão ataca a China na 2ª Guerra Mundial. A comunicação entre o exterior e a China é encerrada. Mestre Sum perdeu o contato com seus pais e se viu pobre do dia pra noite.
O pequeno Sum Nung passava por grandes dificuldades vivendo com sua avó na China nesse momento. Quando o Mestre Sum tinha 12 anos, ele se apresentou para trabalhar em um restaurante chinês como aprendiz. Em Foshan, ele trabalhou no Tin Hoi Restaurante, onde, em 1938, ele conheceu e começou a aprender Wing Chun de Cheung Bo. Em 1941, Cheung Bo apresentou Sum Nung a Yuen Kay Shan, e Sum Nung tornou-se seu único discípulo.
Sum Nung tinha uma grande reputação pela qualidade de seu Wing Chun e em 1943 começou a lecionar em Foshan para alunos como Sum Jee. No final de 1940 ele se mudou para a cidade de Guangzhou, onde ele ensinou Wing Chun para membros de vários sindicatos locais. Em 1947, ele ensinou Wing Chun em Guangzhou Machinery Union. No ano seguinte, ele abriu uma clínica na rua Daisun e dirigiu uma escola de arte marcial. Muitos praticantes de Wing Chun em Guangzhou hoje descendem deste ramo. Devido a força de suas aplicações, Mestre Sum ganhou o apelido Tiet Bei Nung ( Nung, o Braço de Ferro).
Ao longo dos anos, ele discretamente ensinou estudantes cuidadosamente selecionados. Sum Nung passou a treinar muitos alunos pendentes que ajudaram a preservar e difundir o seu estilo em todo o mundo. Alguns de seus muitos alunos incluem Sum Jee, Cheung Chut (filho de Cheung Bo), Kwok Jin Fen, Leung Chiu King (Leung Chiu Dai), Dong Chuen Kam, Ngo Lui Kay, Kwok Wah Ping, Lee Chi Yiu, Wong Wah (Tom Wong) e muitos outros.
Sum Nung faleceu em novembro de 2002 deixando uma enorme lacuna na comunidade Wing Chun, que nunca será preenchida.