Shugendō (修験道) é uma antiga religião japonesa em que a Iluminação ou unidade com kami é obtida através do estudo da relação entre homem e natureza. Shugendō significa literalmente “o caminho de treinamento e de testes”. Ele centraliza em um estilo de vida ascético, de habitação de montanha e incorporava os ensinamentos do antigo Xintoísmo, Budismo e outras filosofias orientais incluindo Animismo. Praticantes de Shugendō são os descendentes de linhagem mais diretos dos monges Koya Hijiri antigos. O foco ou objetivo do shugendō é o desenvolvimento da experiência espiritual e do domínio da energia vital.
[addAdSense]En Gyōja muitas vezes é considerado como tendo organizado pela primeira vez shugendō como uma doutrina. Com suas origens no hijiri solitário, shugendō evoluíram como uma espécie de fusão entre o Budismo esotérico, xintoísmo e várias outras influências religiosas no Japão em todo o século VII, incluindo Taoísmo importado. Budismo e Xintoísmo coexistiram e estavam ligados em shinbutsu shūgō o qual o monge Kukai realizou ampla revisão até o final do período Edo.
Durante a Restauração Meiji, quando xintoísmo foi declarado uma religião de Estado independente, separado do Budismo, shugendō foi banido como uma superstição não apta para um novo e esclarecido o Japão. Os templos de shugendō foram convertidos em santuários do xintoísmo Imperial. Algumas ordens do shugendō encontrado proteção por meio da incorporação do Budismo patrocinado pelo Estado em suas doutrinas.
Nos tempos modernos, shugendō é praticado por diversos templos e seitas, principalmente pela yamabushi de Yoshino de Dewa Sanzan (seita Tendai), Kinpusen-ji e seitas de Shingon de Ishiyama-dera, mantendo uma influência na cultura e religião japonesa moderna.
Os que praticam shugendō são referidos de duas maneiras. Um termo, shugenja (修験者), é derivado do shugendō, significando literalmente “uma pessoa de formação e de testes”, ou seja, “uma pessoa de shugen.” O outro termo, yamabushi (山伏), significa “esse que deita na Montanha”.
Criaturas sobrenaturais que apareciam muitas vezes como yamabushi em mitos e folclore japonês, como é evidente nos contos do monge de Guerreiro lendário Hajime Musashibō Benkei e a divindade Sōjōbō, rei dos tengu (espíritos das montanhas).
Shugenja modernos no Japão e em todo o mundo são conhecidos por auto-atualizar seu poder espiritual de forma experimental através de desafios e rigorosos testes, ritualística de coragem e devoção, conhecido como shugyō. Romarias que envolvam grandes jornadas por montanha são iniciadas pelos shugenja e, por meio da experiência de cada jornada, bem como os anos de estudo, pontos são ganhos dentro da seita. Os rituais são mantidos secretos para o shugenja neófito e o mundo em geral. Esta denju garante a fé verdadeira dos neófitos e mantém o medo do desconhecido. Este segredo também foi suportado dos episódios anteriores de perseguição e opressão do shugenja como uma ameaça para a hegemonia militar. Muitos shugenja modernos mantém a prática do relativo anonimato em suas vidas diárias.
Fonte: http://ramosudojoninpotaijutsu.blogspot.com/2009/10/shugendo.html