A história do Viet-Vo-Dao está intimamente ligada à história do povo vietnamita, dai refletir a sua espiritualidade e filosofia.
O Viet-Vo-Dao é caracterizado pelo fato de não ser a invenção de um, mas uma realização de um povo, que durante toda a sua vida teve de lutar de forma a sobreviver.
Ao contrário de outras regiões asiáticas onde a prática das artes marciais se tinha tornado prerrogativa de classes sociais específicas ou privilegiadas, como o caso dos Kchatryana Índia ou os Samurai no Japão, no Vietnã a arte marcial nasceu no ambiente rural. É difícil especificar uma data para o nascimento do Viet-Vo-Dao, mas pode-se afirmar com certeza que nasceu no período em que o antigo Vietnã ainda se alongava da parte inferior da atual China até ao rio Duong-Tu-Gian, há aproximadamente 5000 anos.
A fundação do Viet-Vo-Dao é atribuída ao imperador Hung-Vuong I, o fundador do Vietnã. E de facto é na dinastia Hung-Vuong (2879 – 258 a. C.) que é estruturada a arte marcial vietnamita, a filosofia desta e ainda a medicina tradicional vietnamita. Convencionalmente a história do Viet-Vo-Dao divide-se em diferentes períodos que se descrevem em seguida.
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2879 – 111a.C.– Período durante o qual as técnicas foram definidas
Em algumas cavernas no Norte do Vietnã foram encontradas pinturas rupestres muito interessantes e pontas de setas em escavações arqueológicas na cidadela de CoLoa. Este é um importante testemunho do antigo Vietnã e da riqueza de técnicas de luta já existentes na altura, tais como a técnica do machado (BuaRiu), do cutelo (DoanDao), da espada (Guom), da lança (Thuong), do pau curto (BongPhap) e do arco (Cung).
111 a.C. – 906 d.C. – Período da formação da teoria
Este é o período na história do Vietnã que é caracterizado por lutas e batalhas contra as invasões Chinesas. A arte marcial, que já era conhecida como meio de auto defesa, é associada à arte militar e ganha um novo impulso e desenvolve-se. As técnicas são melhoradas, as teorias são criadas e as estratégias formuladas.
- A teoria “Di-Doan-Thang-Truong” (Teoria da superioridade das técnicas combinadas)
- A teoria “Di-Nhuoc-Thang-Cuong” (Teoria da “sooupless” contra a força)
- A teoria “Ky-Tap-Chien-Phap” (Princípio das surpresas)
- A teoria “Ao-Anh-Bi-Phap” (O segredo das ilusões)
- A teoria “Phan-Tan-Bien-Phap” (Método das esquivas sem resistência)
A origem de numerosas técnicas que hoje praticamos remonta a essa mesma época, de acordo com os livros actualmente mais autorizados sobre o Viet-Vo-Dao.
906 – 1009 – Período do desenvolvimento
Este período é caracterizado por uma profunda influência dos princípios e teorias da arte marcial em contraposição à arte militar. Os reis Quyen e Dinh-Bo-Linh foram ambos grandes mestres de artes marciais e excelentes estrategistas. As mudanças que levaram a cabo na organização e no esquema de treino do Exército possibilitaram a unidade nacional.
1010 – 1527 – Períododo melhoramento técnico e difusão
Com a estabilização e com a independência duradoura do país, sem mais invasões nem guerras, o Viet-Vo-Dao tornou-se uma arte de vida, adquirindo um grande valor educacional não ficando refém da prática militar.
Na dinastia Ly (1010-1225) todos os mandarins e oficiais tinham de praticar a arte marcial. As mulheres também o praticavam de forma a dar o exemplo.
Na dinastia dos Tran(1225-1400) criou-se a Giang-Vo-Duong (Academia de Artes Marciais) onde os graus de licenciado em artes marciais e doutor em artes marciais eram conferidos.
Em 1284, durante as festividades do meio do Outono, o general Tran-Hung-Dao pediu aos directores de todas as escolas de artes marciais do país para juntarem forças contra a invasão Unni, os Mongóis Hunos. Esta junção de forças possibilitou a exposição pública de diferentes técnicas e a sua codificação. Mais uma vez o povo Vietnamita unido conseguiu repelir a invasão Unni.
A maioria dos antigos textos acerca da arte marcial Vietnamita e das técnicas codificadas foram escritos neste período. O livro considerado mais importante e precioso foi o escrito por Tran-Quang-Khai-Chieu-Minh-Dai-Vuon (1241-1294) que se intitulava: “Linh-Nam-Vo-Kinh” (Aarte marcial Vietnamita). Este documento é único pois permite compreender todos os princípios do Viet-Vo-Dao.
De 1414 a 1427 o Vietnã suportou a mais terrível das dominações, a dos Chineses da dinastia Ming. Nessa época, os Chineses quiseram realmente apagar o Vietnã como país e como povo. Por toda a parte houve execuções em massa e sem razão. Todos os livros vietnamitas foram confiscados, sendo os melhores expedidos para a China e os restantes, menos valiosos e interessantes do ponto de vista marcial, queimados de forma a aniquilar por completo a civilização vietnamita.
O espírito do Viet-Vo-Dao deu ao seu povo, durante estas duas provações, a eficácia e a perseverança necessárias que o conduziram, em 1427, à gloriosa reconquista da independência. Depois, no decurso da História do Vietnã, o povo soube manter vivo e transmitir às gerações seguintes, para além das técnicas, o espírito do homem verdadeiro e o segredo da vida.
Assim, cada vez mais que o Viet-Vo-Dao aparece na história desprezado, a sociedade cai na decadência, e cada vez que se dá demasiada importância às técnicas negligenciando a formação do espírito, acaba-se na degradação dos valores humanos.
1527 – 1802 – Período da divisão
Este período fica marcado pelo afastamento dos mestres e das técnicas. Cada família, sua técnica. Isto gerou a especialização técnica das várias escolas, mas trouxe também a ramificação e dispersão do Viet-Vo-Dao, enfraquecendo-o.
Felizmente, continuou a haver, fora de todos os conflitos, verdadeiros mestres, que constituíam um corpo de sábios e que asseguraram a transmissão dos conhecimentos milenares. O símbolo destes mestres, durante este período confuso, foi La-Son-Phu-Tu. Possuía, além de elevados conhecimentos das Artes Marciais e das Artes Militares, prodigiosos conhecimentos de matemática e de ciências tradicionais.
1802 – 1945 – Períododa Decadência
Este período coincide com a chegada da dinastia Nguyene com a colonização Francesa. A industrialização e a introdução de técnicas militares modernas fez o povo Vietnamita perder a confiança nos valores humanos tradicionais e na utilidade da arte marcial.
Durante toda a colonização Francesa (1863 – 1945) o ensino da arte marcial foi proibido, de tal forma que os mais novos nem sequer sabiam que algum dia tinha existido. No entanto escolas continuaram a sua actividade clandestinamente. Isto permitiu a sobrevivência da arte marcial ainda que num estado confuso.
1938 – Período do renascimento do Viet-Vo-Dao
É devido ao Mestre Nguyen-Loc que o Viet-Vo-Dao reconquista o lugar que sempre teve na história do povo Vietnamita. Nascido em1912 em Tonkino, iniciou um longo treino em artes marciais e em filosofia Vietnamita. No final codificou e unificou no Vo-Viet-Nam todo o que aprendeu.
Em 1945, em Hanoi, o mestre apresentou oficialmente o movimento, chamou-lhe de Vovinam Viet-Vo-Dao. Em 1960, antes de morrer em Saigon, rodeado por discípulos, o mestre anunciou o seu sucessor, Mestre Lê-Sâng, e sugeriu aos seus discípulos para espalhar o Viet-Vo-Dao pelo mundo.
1973 – Fundação da Federação Viet-Vo-Dao Internacional
É importante fazer referência de que no Vietname, “Viet Vo Dao” é conhecido como: Vovinam (praticado com um Vo-phuc ou um kimono de cor azul), (“Vo Co Truyen Vietnam” os membros do Vietnam), “Vo Thuat” (técnica de combate), ou ainda “Vo Dan Toc” (a arte nacional).
Mestres Fundadores do Viet Vo Dao.
Bui Van Thinh, Nguyen Trung Hoa, Hoang Nam, Tasteyre Tran Phuoc, Phan Hoang (presidente), Pham Xuan Tong (Director técnico internacional e fundador do método Qwan Ki Do), Tran Minh Long. O artigo 1, titulo 1°, da carta francesa de 1973 especificou: “o Viet Vo Dao é definido como os membros da arte marcial e o método é a cultura do corpo nas origens do vietnamita, praticado com um objectivo educacional, tanto físico como moral “.
Em 2 de Agosto de 1962 o Mestre Phan-Hoang deixou o Vietname com o propósito de estudar a forma como as artes marciais estavam a ser ensinadas no mundo ocidental, em particular na Europa.
Após 10 anos de viagens e muito trabalho, Mestre Phan-Hoang conseguiu espalhar o Viet-Vo-Dao em inúmeros países. Conseguiu também, unificar os mestres que ensinavam em diferentes países o Viet-Vo-Dao com diferentes denominações. Este árduo trabalho levou à criação da Federação Internacional de Viet-Vo-Dao, usualmente chamada de Internacional Viet-Vo-Dao. E assim nasceu o movimento Viet-Vo-Dao do qual mais de 30 países do mundo inteiro são membros.
Texto extraído: http://www.viet-vo-dao-pt.org